Stress: o inimigo da sua saúde

Ansiedade, problemas familiares ou pressão profissional costumam influenciar não só o humor, mas também a sua saúde. Em momentos de intenso stress, já deverá ter sentido náuseas ou dores de estômago.

O trato gastrointestinal possui um sistema nervoso próprio que se chama sistema entérico, que é formado por uma série de células nervosas e neurónios. Estes têm uma ligação direta com o sistema nervoso central e o cérebro. É por isso que o seu estado emocional pode interferir com o seu estômago.

Perante uma fase de stress é normal que sinta algum incómodo ou dor, mas deve manter-se atento pois pode desenvolver problemas de saúde mais graves. Caso o stress seja crónico, é possível que as dores de estômago intensifiquem ou, até, que desenvolva úlceras.

Se o seu estômago estiver a ressentir-se devido a um período especialmente stressante, experimente os seguintes tratamentos naturais para o alívio da dor:

  • Chá de Gengibre: O gengibre é uma planta herbácea originária da Ásia, onde é conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias. É especialmente benéfico para a digestão e o alívio da dor de estômago;
  • Chá de Camomila: Com propriedades anti-inflamatórias e sedativas, a camomila ajuda a acalmar o sistema nervoso e a relaxar o trato digestivo;
  • Chá de Menta: Uma infusão com esta planta aumenta o fluxo de bílis e facilitar a digestão;
  • Água quente: Aplique compressas ou uma bolsa de água quente na zona abdominal, que ajudam a relaxar os músculos e as contrações estomacais.

#PortugalSemDor