Mitos na Alimentação

Ao longo da nossa vida ouvimos dizer que determinados alimentos fazem mal à saúde, mas será que é verdade? Para que possa manter uma alimentação equilibrada, sem excluir alimentos que gosta, damos-lhe a conhecer alguns mitos alimentares e desvendamos os seus segredos.

Pão
O pão engorda? Não temos dúvidas de que já ouviu alguém comentar que o pão não é amigo das dietas.
Mas a verdade é que se trata realmente de um mito. Este alimento não engorda, mas deve ser comido com moderação. E sempre que possível, deve optar pelo pão integral ou de cereais, porque este é nutricionalmente mais rico que o pão branco.

Banana
Há quem diga que banana engorda porque tem muito açúcar (frutose). Ora vejamos, uma banana pequena pode ter as mesmas calorias que uma maçã ou uma laranja. Mas se a transformar em sumo, tenha em atenção que os açúcares naturais são consumidos de forma mais concentrada, o que pode prejudicar a sua saúde dentária.

Ovos
Costuma contar os ovos que come com medo de que o seu colesterol aumente? Não precisa.
Ao manter uma alimentação equilibrada, pode comer um ovo por dia. Ao contrário do que há muitos anos se pensa, os ovos são um alimento com muitos benefícios para a sua saúde.
Ricos em proteína, minerais e vitaminas, os ovos podem e devem fazer parte da sua alimentação.

Azeite
O azeite é uma gordura saudável? É verdade, mas deve ser utilizado com moderação porque trata-se, à mesma, de uma gordura.
Prefira o azeite a gorduras saturadas, como o óleo. E lembre-se que o azeite pode ser também amigo da sua saúde, uma vez que este é rico em antioxidantes, diminui os níveis de colesterol e contribuiu para a diminuição do risco de doença cardiovascular.