Exercício Físico

É praticante de exercício físico regular? Se sim, vai no bom caminho para manter um estilo de vida equilibrado, ativo e saudável. Se não, pode estar a arriscar num futuro sedentário e promissor de alguns problemas de saúde.

A prática de exercício físico não corresponde apenas a um requisito para quem pretende manter uma forma física esbelta, mas sim para todos os que valorizam uma vida ativa e saudável. Existem pequenos e simples exercícios que ao serem feitos regularmente podem fazer toda a diferente na sua qualidade de vida.

A nossa saúde e bem-estar é essencial para que possamos levar uma vida ativa e de qualidade. E para isso, é necessário que estejamos livres das dores que nos impedem de fazer o que mais gostamos. Nesse momento, escolha fazer exercício.

O exercício físico é um fantástico aliado no alívio da dor, podendo ajudá-lo com as dores de cabeça, costas e musculares.

Dores de Cabeça

No combate à dor de cabeça mais comum, a tensional, pode optar por dos seguintes exercícios:

Alongamento lateral do pescoço – Deve estar de pé ou sentado, com as costas direitas. Puxe o pescoço para o lado esquerdo com a mão direita, mantendo os ombros alinhados. Repita para o lado direito.

Alongamento posterior do pescoço – De pé ou sentado, com as costas direitas, coloque as duas mãos na parte posterior da cabeça e puxe o pescoço para a frente, trazendo o queixo na direção do seu peito.

Exercício de mobilidade cervical – Deve estar deitado em decúbito dorsal, com os seus joelhos e pés flexionados. Rode a cabeça até que a sua orelha toque o no solo, alongando o pescoço.

Dores de Costas

As dores de costas afetam muitos portugueses – porquê? Alguns dos fatores que nos levam a sofrer deste problema são o excesso de peso, a falta de exercício físico e uma fraca condição física.

O exercício é altamente benéfico para este tipo de dor, nomeadamente a prática de atividades de resistência muscular, como musculação e treino funcional, atividades aeróbicas, como caminhar, nadar ou correr e exercícios de alongamento e relaxamento, como pilates.

Mas atenção, se o exercício for muito intenso ou feito incorretamente pode ser prejudicial. Procure sempre o acompanhamento de especialistas.

Dores Musculares

Depois de um dia de exercício físico, pode sofrer desconforto e incómodo devido a dores musculares. No final do treino é indispensável a realização de exercícios de alongamento que vão prevenir e aliviar as dores musculares. Para seu alívio, experimente:

Alongamento Flexão Lateral – Deve estar de pé, com os pés juntos. Eleve os braços e junte as palmas das mãos acima da cabeça. Em seguida, incline o corpo para a esquerda e para a direita mantendo os braços – quase totalmente – esticados.

Alongamento Borboleta – Sentado, com os joelhos dobrados, incline as pernas para os lados, juntando as plantas dos pés. Em seguida, incline-se para trás até ficar deitado. Deixe as suas pernas abrirem lentamente, empurrando com cuidado os joelhos até ao chão.