Como iniciar e terminar o seu treino

Cometemos vários erros ao longo do treino. Começam antes de iniciarmos a atividade física e repetem-se depois de terminarmos, ou seja, no aquecimento e no alongamento. Deixamos aqui algumas dicas e conselhos para evitar as más práticas mais comuns.

Início do treino
Costumas avançar para o treino e deixar de parte o aquecimento? Não deves, porque este é fundamental para a prática desportiva. O aquecimento aumenta o teu rendimento físico e reduz a possibilidade de lesões.

Temperatura Corporal
Como o nome indica, o aquecimento vai aumentar a temperatura do teu corpo em um ou dois graus centígrados, preparando-o para o exercício físico. Quanto mais quente estiver o teu corpo menos predisposição terá para a ocorrência de lesões.

Bombear Sangue
O aquecimento vai ativar o bombear de sangue e a sua distribuição pelos músculos do teu corpo, garantindo mais nutrientes aos músculos e libertando-os de algumas substâncias tóxicas.

Respiração
O ritmo da tua respiração vai aumentar, de modo a que o teu corpo otimize o uso de oxigénio e aumente a velocidade de contração dos músculos.

Motricidade
O correto aquecimento vai aumentar a tua motricidade, uma vez que vai ativar os teus impulsos nervosos e, assim, emitir mais estímulos para a prática da atividade física.

Articulações
Com o aquecimento, o líquido que lubrifica as articulações vai ficar menos viscoso e tornar mais suave a fricção articular.

Fim do treino
Depois de treinar é necessário dedicar algum tempo ao alongamento, que é a melhor forma de cuidar dos teus músculos e articulações. Mas se tens dúvidas, listamos algumas das principais vantagens dos exercícios de alongamentos:

– Aumentam o rendimento físico;
– Definem os músculos;
– Diminuem o risco de lesões musculares e articulares;
– Relaxam o corpo e a mente.

Uma boa sessão de alongamentos reduz a tensão muscular e melhora a coordenação, pelo que deve dedicar 30 segundos do treino ao alongamento de cada grupo muscular.