Como combater a dor

Quando a dor surge na nossa vida, devemos procurar o seu tratamento junto dos profissionais de saúde que estão habilitados a diagnosticar a sua causa e a recomendar a terapêutica mais adequada. No combate à dor, pode ser aconselhado a toma de determinada medicação, outro tipo de tratamento ou terapêutica complementar.

Aliada à terapêutica definida e aconselhada pelo profissional de saúde, é aconselhável assumir um estilo de vida saudável que inclua uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico. Afinal, manter uma alimentação equilibrada não é uma tarefa complicada ou que exija muito esforço – existem alimentos que se podem facilmente incluir na rotina diária e que ajudam a prevenir e aliviar a dor.

Por outro lado, é importante também incluir na rotina semanal dois ou três momentos dedicados à prática de exercício físico. Aulas de grupo como ioga, pilates ou hidroginástica são benéficas para quem sofre de dores de costas ou musculo-esqueléticas, por exemplo. Também é aconselhável apostar no exercício ao ar livre, como a caminhada, corrida ou passeio de bicicleta. Em casa, existem alguns exercícios com o peso do corpo e alongamentos que se podem facilmente fazer em qualquer divisão.