Alimentação

A alimentação apresenta um papel fundamental nas nossas vidas e na saúde. O que comemos, em que quantidades e quando, são três premissas a ter em consideração na hora de ingerir qualquer alimento. Manter uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico regularmente, é importante não só para melhorar o seu bem-estar no imediato, mas também prevenir problemas de saúde no futuro.

Se pratica exercício físico e/ou sofre de uma dor maldita que insiste em interferir com o seu bem-estar, saiba que os nutrientes de determinados alimentos podem ajudá-lo a prevenir ou a aliviar a dor.

Para combater a dor, deve comer os seguintes alimentos:

Salmão, Atum, Cavala e Sardinha

A prática de exercício regular é muito importante para a nossa saúde. Mas aliadas ao exercício, surgem muitas vezes as dores musculares. Nesses momentos, opte por refeições que incluam alimentos ricos em ómega 3, que o vão ajudar na proteção e regeneração dos músculos. Estes alimentos são também recomendados para os mais seniores que, com o avançar da idade, podem sofrer de inflamações e perda de força e massa muscular.

Folhas verde-escuras

As leguminosas são conhecidas por serem benéficas para a saúde, ocupando um dos lugares mais importantes na roda alimentar. Entre as leguminosas, devemos consumir em maior quantidade as de folha verde-escura.

Na lista de compras semanal devem constar verduras como o agrião, acelga, alface, almeirão, chicória, couve de bruxelas, couve, espinafres, escarola, rúcula e folha de brócolos e beterraba. E porquê? Porque estas são ricas em nutrientes como fósforo, magnésio, potássio e clorofila, que ajudam a prevenir doenças como a anemia e a osteoporose.

Laranja, Limão e Tangerina

Os citrinos são frutos conhecidos por serem ricos em vitamina C. Mas talvez não saiba que os alimentos ricos nesta vitamina são também ótimas fontes de hespiridina e flavanóina, componentes deste alimento que estimulam a recuperação muscular e previnem doenças cancerígenas.

Ainda dentro da categoria das frutas, devemos também considerar outras que, apesar de não serem citrinos, apresentam igualmente vários benefícios. Por isso, não se esqueça também de incluir o açaí e o abacate, que são muito boas escolhas para a recuperação e regeneração muscular.

Outros Alimentos

Os frutos secos (amêndoas, nozes, avelãs), legumes (pepino, cenoura, beterraba, nabo e cebola) e as famosas sementes (chia, linhaça e abóbora) são alimentos obrigatórios para uma vida saudável, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e alto teor em nutrientes.